QUANTO TEMPO VC DEMOROU A ENGRAVIDAR?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ÁCIDO FÓLICO MUITO IMPORTANTE!!!






Toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa seqüelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.
Lembrete - Não adiante ingerir a vitamina quando a mamãe descobre que está grávida. Normalmente quando se descobre a gestação, o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir.
Uma mamãe bem atenta e cuidadosa, que consulta seu médico antes de engravidar e recebe todas as orientações do pré-natal, pode reduzir os riscos do seu bebê nascer com algum tipo de problema.
Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.
O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.

Um comentário:

  1. Excelente a Matéria!!!
    Mães levem muito a sério isso, minha primeira gestação, foi bem planejada, um ano e dois meses depois engravidei levei um susto porque ainda amamentava. Tirei meu filhoa as pressa do peito pois já estava me sentindo muito fraca.
    Eu comecei a tomar o acido fólico já no 3 mes, pois a enfermeira esquceu de me receitar,e nesse tempo de gestação não faria efeito para o bebê. Eu passei quase a gestação toda com anemia e todos diziam que era normal, mais eu sentia que não estava bem.
    Minha filha nasceu com 3.380kg 49 cm perfeita aos olhos de todos, mais mãe tem um sexto sentido ela era quietinha de mais quase não chorava e nõa movimentava o lado esquerdo do braço, não foi deslocado na hora do parto disseram que poderia ser de uma má posição no ultero. Fizemos físio para acordar aquele bracinho que para ela estava esquecido.
    Com 27 percebi que minha filha estava muito estranha com uma respiração ruidosa, foi feito todos o exames Rx tudo perfeito, em menos de 12 horas minha filha faleceu.
    Para espanto dos médicos ela não tinha nenhuma infecção, foi tirado o liquido da coluna e tudo perfeito, eles atestaram causa desconhecida, mas que poderia ter sido má formação cerebral o cardiaca.
    Fica aqui o apelo de uma mãe que viu o rostinho do seu anjinho mais não pode ve-lo crescer. Leve muito a sério todos os medicamentos recomenddos antes e durante a sua gestação!!! Se você enjooar pessa para trocar por outro não deixe simpelesmente ele de lado.

    ResponderExcluir