QUANTO TEMPO VC DEMOROU A ENGRAVIDAR?

quarta-feira, 5 de maio de 2010

COMO FUNCIONA A TABELINHA?






TABELINHA é um registro gráfico do que acontece no corpo da mulher, durante o ciclo menstrual. É o registro dos dias em que ocorre a menstruação (quando começa e quando termina), registra também quando estamos ovulando (ovulação e período fértil) e dos dias em que podemos ter relação.
As garotas, a partir da primeira menstruação, passarão a apresentar, todo mês, um ciclo menstrual, que se inicia no primeiro dia da menstruação e termina na menstruação seguinte, que pode ser após 26, 27, 28 … 30 dias. Cada garota tem o seu dia próprio que deve ser anotado num calendário. Na metade do ciclo, ocorre a ovulação, ou seja, o ovário libera um óvulo para ser fecundado. Neste momento a mulher está fértil e se transar sem proteção poderá engravidar. O período fértil de uma mulher não é igual para todas!!!! Ele é calculado considerando o primeiro dia da menstruação e o tamanho do ciclo: se uma garota tiver o ciclo de 28 dias, seu risco de engravidar, teoricamente, seria 14 dias após o primeiro dia de menstruação, ou seja, estaria ovulando, 14 dias após. Ter relação entre o 10º e o 18º dia após a menstruação, seria perigoso, com chances cada vez maiores quanto mais próxima fosse, a transa, do 14º dia. Caso ela tenha relação nesse período e a ejaculação não for protegida, ela pode engravidar.
O ciclo menstrual da mulher, embora seja regulado pelos hormônios, é influenciado pelo seu estado emocional. se a mulher estiver cansada, estressada, se ela está se submetendo a um grave problema (morte na família, brigas no trabalho), se ela está ansiosa … enfim, o seu estado emocional pode alterar seu ciclo menstrual! é por isso que jamais se recomenda o uso da tabelinha (evitar ter relações sexuais no período fértil – quando a mulher está ovulando) como método anticoncepcional, pois NÃO É SEGURO, uma vez que o corpo feminino pode sofrer descontrole nesse mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário