QUANTO TEMPO VC DEMOROU A ENGRAVIDAR?

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ÚTERO RETROVERTIDO

O útero é um órgão que está localizado na porção inferior do abdômen, logo atrás da bexiga, está atrás do púbis ou atrás do monte de Vênus. Tem a forma de uma pêra de cabeça para baixo e é um órgão muscular que pesa uns oitenta gramas.
Em seu interior tem uma camada (endométrio) que é o ninho que sustentará a gravidez. De forma cíclica esse ninho é feito e desfeito (menstruação). O útero tem a capacidade de produzir novas fibras e de se alongar até cinco ou mais vezes. Seu tamanho médio é de oito centímetros e pode ultrapassar os quarenta.
A forma mais simples de visualizar a sua colocação é imaginar uma estrutura da seguinte forma: o pescoço seria a vagina, a cabeça o útero, os ovários as orelhas e segurando tudo isso há dois cordões saindo das laterais da cabeça. Como nossa cabeça, o útero, pode pender para frente, para trás, para os lados ou ficar reta.
O útero pode estar voltado para frente (em direção à bexiga) e neste caso dizemos anteversoflexão. Pode estar com o fundo em direção ao estômago (médio versão) ou estar com o fundo voltado para as costas (retroversão).
Havia um conceito médico antigo e devidamente abandonado que a posição do útero poderia determinar alguns problemas como cólicas menstruais, dificuldade para engravidar. Havia até uma cirurgia para “desinverter” o útero. No pós parto era costume aconselhar que as puérperas ficassem de bruços para evitar o “útero vertido”.
A bem da verdade, nada disso tem valor, a posição do útero não tem influência em coisa nenhuma e é mais uma das histórias que surgiram por alguma coincidência ou ignorância e por algum motivo ainda nos assombra.
Há um número ilimitado de crendices e de “ouvir dizer”: manga com leite faz mal; que o natural é melhor que o industrial, ou o que é pior, por ser “natural” não tem contra-indicações nem fará mal; que remédios manipulados são melhores que os de “laboratório”; que lavar os cabelos durante a menstruação ou no puerpério faria o sangue subir para a cabeça; que sal embaixo da língua é bom para queda de pressão; que a lua tem influência no parto; que chá de canela causa aborto, e por aí vai.
Imaginação é o que não falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário